Via Gazeta Brasil –
Maior fundo de renda fixa do Brasil, com cerca de 1,3 milhão de cotistas, o “Nu Reserve Imediata”, indicado na opção do Nubank para “Reserva de Emergência” e apresentado como de “baixo risco e alta liquidez”, teve rentabilidade negativa nos últimos 30 dias devido à queda acima de 57% nos papeis da Americanas no último mês.
Apesar de o “Nu Reserve Imediata” ser uma das opções, o banco reforçou, em cominicado, que a sugestão padrão do aplicativo para os clientes que criaram uma Caixinha como “Reserva de Emergência” é o investimento em RDBs (Recibos de Depósitos Bancários) do Nubank, também com alta liquidez e grau de investimento.
Antes do rombo de 20 bilhões de reais no balanço da Americanas que derrubou os papeis da companhia e desencadeou a renúncia do CEO e do CFO da varejista, o fundo que possui mais de 1,2 milhão de cotistas, patrimônio de cerca de 2,6 bilhões de reais e investimento mínimo de 1 real entregava uma rentabilidade de aproximadamente 109% do CDI. De acordo com dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cerca de 1% do patrimônio do fundo era alocado em debêntures da Americanas.
Na sexta-feira, após o fechamento do mercado, veio a público que a Justiça do Rio de Janeiro acatou o pedido da companhia de tutela cautelar judicial, processo que impede a penhora ou bloqueio de seus bens por credores até que seja aberto um possível processo de recuperação judicial pela empresa.
Bancos credores da Americanas decidiram ir à Justiça no começo desta semana para recorrer da decisão que suspende a cobrança de dívidas da companhia pelos próximos 30 dias.