Em guerra contra o monopólio da grande mídia no mundo o bilionário, Elon Musk disse, nesta sexta-feira, 11, que a elite da mídia tradicional fará de tudo para impedir o crescimento do jornalismo cidadão. A mensagem foi publicada no perfil do empresário no Twitter.
“À medida que o Twitter persegue o objetivo de impulsionar o jornalismo feito pelo cidadão, a elite da mídia fará de tudo para impedir que isso aconteça”, escreveu Musk, na rede social. “A grande mídia ainda vai prosperar, mas o aumento da concorrência dos cidadãos fará com que eles sejam mais precisos, pois seu oligopólio de informações é interrompido.”
Na quinta-feira 27 de outubro, o empresário concluiu a compra da rede social. Na sequência, ele anunciou que seu propósito é incentivar o livre debate de ideias. Após sua aquisição a rede social vem batendo recorde de usuários.
“A razão pela qual eu adquiri o Twitter é porque eu acho importante para o futuro da civilização ter uma praça digital comum, em que uma ampla gama de crenças pode ser debatida de forma saudável, sem recorrer à violência”, escreveu na plataforma. Ele garantiu que o negócio não ocorreu para ganhar mais dinheiro.
“Não fiz porque seria fácil, não fiz para ganhar mais dinheiro”, escreveu. “Fiz para tentar ajudar a humanidade, reconhecendo que o fracasso em perseguir esse objetivo, apesar de nossos melhores esforços, é uma possibilidade muito real.”
Em abril, Musk formalizou uma oferta de US$ 44 bilhões pela rede social. Em julho, entretanto, ele chegou a desistir da compra, acusando a empresa de se recusar a fornecer informações sobre contas falsas na plataforma.