Uma obra de Van Gogh se tornou um problema e virou discórdia. Um brasileiro colecionador, Gustavo Soler, exige que lhe devolvam a tela, ele alega ter comprado em 2017 e perdido após alguns anos, até que a localizou em um museu nos Estados Unidos, onde agora está exposta.
A empresa Brokerarte Capital Partners, cujo único membro é Soler, é autora de um processo aberto em um tribunal americano. Soler compra, vende e coleciona obras de arte.
Na ação judicial, consultada pela agência de notícias AFP, Soler afirma que, depois que comprou o quadro, um terceiro, que não identifica, “imediatamente tomou posse” do mesmo, sem que ele tenha cedido a propriedade.
Passaram-se anos, conta, sem que ele soubesse o paradeiro da pintura, até que, recentemente, ele descobriu que ela estava exposta no Instituto de Artes de Detroit, ou DIA, na sigla em inglês, como parte da grande mostra “Van Gogh na América”, que termina em 22 de janeiro.
A história: Em maio de 2017, o brasileiro adquiriu “Une Liseuse de Romans” —também conhecida como “A Leitora de Romances” ou “A Dama Leitora”—, pintada pelo mestre do pós-impressionismo em 1888.